quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Brasil é mesmo o país da Copa*

Ter que trabalhar há poucos dias da Copa é dureza! Estou a dois dias em Brasília em um seminário sobre educação em presídios promovido pelo Ministério da Justiça e pela Organização dos Estados Iberoamericanos, alguém imagina um ambiente menos propício para discussões sobre Copa do Mundo?

Mas para brasileiros sempre é hora para Copa e futebol. O secretário de educação continuada alfabetização e diversidade do MEC fazia sua conferência de abertura do evento quando resolveu citar as delegações internacionais resolveu dizer, na maior animação, que a Argentina é melhor do que nós na educação de apenados, mas que no futebol não pode dizer que é melhor que o Brasil.

Hora mais inusitada impossível! A rivalidade no futebol transposta para as experiências dos países com educação em presídios prova como somos todos loucos por esse esporte em que um monte de gente corre de uma bola! Para quem estava ali sentado tentando prestar atenção sem muito sucesso, foi reconfortante! Não só eu, que na sexta embarco para a sonhada viagem para Copa do Mundo, estou com a cabeça na África do Sul, a grande maioria dos brasileiros está respirando isso, a Copa é nosso oxigênio.

Continuo totalmente sem tempo, na corrida maluca para dar conta dos trabalhos, fazer câmbio, planejar casamento, torcer pra algum perna de pau ser cortado e dar lugar a alguém menos caneleiro, enfim, é muito mais coisa do que daria conta de fazer em tempos normais, mas é tempo de Copa!


* Publicado também em http://oglobo.globo.com/blogs/brazucabrazuca/