quinta-feira, 1 de julho de 2010

Áfricas do Sul...

Ayoba queridos 13 leitores,

A madrugada já esta bem avançada por aqui e eu ansioso com a jogo de amanhã e com os últimos acertos para a parte final da viagem, sigo acordado. Não ganharei nada com isso fora as olheiras, por isso resolvi aproveitar para postar.

Nessa nossa louca triangulação pelo país, Joburg-Durban-Joburg-Port Elizabeth, além de conseguirmos acompanhar os jogos do Brasil, passei a conhecer boa parte da malha viária e as diferentes regiões que compõe esse pedaço especial da África. Campos lindos e vastos, muitos contrastes e uma estrada reta que parece sem fim.

Descendo os 1700 metros de altura que causaram tanto frio em todos nós e seguindo em direção a "cidade mais quente da Copa", forma com durban se denomina, pude sentir o ar entrando húmido de novo pelo meus nariz e e chegando ao pulmão, nuvens e árvores verdes voltaram a paisagem e finalmente me encontrei com o Oceano Índico. pode parecer bobagem, mas poder mergulhar nas águas de outro Oceano que não o bom e velho Atlântico foi bem marcante pra mim.



Durban é uma cidade bonita, mistura de Índia (tem mais de 1 milhão de indianos) com África, principal cidade da região de Kwazulu, terra dos reis Zulus, como Ushaka que dá nome ao aeroporto e um parque marinho que visitamos. Essa região foi palco de muita luta entre Boeres, Zulus e Ingleses, isso sem falar no Indianos... eles dizem por lá que houve um batalha em que Churchill e Ghandi (que viveu mais de 20 anos de Durban) estiverem envolvidos.











Durban, que apesar de transparecer pobreza e contradições, pelo que pude ver nas ruas e na lotada e animada e multi-racial Fan Fest, parece menos rachada socialmente que joburg se esforçou muito pela Copa, uma linda orla foi parece ter sido remodelada há pouco e o Estádio de lá é espetacular! Brasil e Portugal deveriam ser multados pelo joguinho que jogaram lá. Estádio a beira mar e integrado a paisagem da cidade é coisa de se tirar o chapéu.



Subimos de volta e mal tivemos tempo de matar as saudades de Joburg, seu frio (dessa vez menos agressivo), sua secura e seu maldito trânsito, foi papo de chegar, ver o Brasil dar um sacode no Chile e descer o mapa mundi em direção a Port Elizabeth. Mas isso é outra história...

Chegada da Seleção

Ontem ao sairmos para jantar, tivemos uma surpresa divertida.

Rua fechada pela polícia. Aglomeração de pessoas na frente de um hotel. Imprensa.

Estava claro que a seleção brasileira ia chegar. Ficamos lá vendo a chegada do ônibus(mas não dos jogadores, que saíram rapidinho para o hotel) e pagamos de papagaio de pirata para algumas TVs.

E pudemos ver o Kaká dando tchauzinho do quarto.

Não foi nada, não foi nada mesmo.