terça-feira, 29 de junho de 2010

Algo sobre futebol, perguntas sobre o Brasil e imagens africanas.*

Ayoba caros 13 leitores,


Percebi que a Copa do Mundo em si tem estado fora do meu foco nessas minhas tentativas de escrever algo por aqui. Certamente isso não acontece por acaso, estar no país da Copa, viajando de um lado pro outro o tempo todo e sem um acesso constante à Internet tem feito de mim e dos meus companheiros de viagem uns bons alienados (olhem nossas caras alegres e alienados antes de sermos abatidos por "not too hot" comida Indiana). Somos alienados sobre a pópria Copa e, especialmente, sobre o que tem acontecido no Brasil.


Antes de falarmos sobre o nobre esporte Bretão, algumas perguntas:

É verdade que aquele goleiro do Flamengo que disse que bater em mulher é normal está sendo acusado por assasinato???

Eleições presidenciais? A quantas anda essa querela? Quem será o presidente ou a presindente di Brasil na Copa de 2014?

Agora falemos de bola. A Copa que começou fraca, deu uma melhorada e tem antido um nível interessante,com alguns bons jogos, gols e polêmicas. A diminuição do número de jogos com a entrada nas oitavas tem permitido que vejamos mais jogos, pude ver inclusive o absurdo (não) gol da Inglaterra contra a Alemanha e os gols impedidos de Argentina e Espanha em seus jogos. A Bruxa esá solta!

Os Ingleses que já tinham pagado pela ajudinha em 66 com a mão de Deus de Maradona andam chorosos pelas cidades da Copa com sua eliminação... Sinceramente não sei porque esperar algo da Inglaterra em Copas, nunca dá em nada! Argentina é melhor que o México, passou com louvor, o Uruguai está fazendo bonito e voltando, finalmente, a ser reconhecido numa Copa do Mundo, o Paraguai completa a armada Sul-americana que periga trasnforma tudo em isso aqui em uma Copa América fora de hora!

A vitória de Ghana animou os Sul-africanos que tem muito forte com eles um sentimento Pan-Africano bem bonito (isso vale inclusivve para muitos brancos que conheci). Assisti ao jogo no Fan Park de Durban e foi uma grande festa. A cereja do bolo foram os americanos indo embora chorando. Por algum estranho motivo tinham certeza da vitória.

O Brasil finalmente empolgou! Nenhuma maravilha, mas foi um vitória firme, com autoridade. A torcida do Chile cantava e torcia com muito mais entusiasmo (acho que já falei de ridiculo desempenho da "torcida brasileira" por aqui) e isso acabou dando um gostinho melhor em nossa vitória, poder sacanear torcedores adversários é fundamental ao verdadeiro futebol!

Luis Fabiano tem se tornado um fenômeno por aqui, muita gente não sabia quem era, agora ele está na capa de vários jornais. Kaká tem errado muito mais sido decisivo nas assitências, Robinho errou muito ontem mas fez um belo gol, Juan e Gilberto Silva (!) jogaram muito e Ramirez quase me mata de raiva ao ser suspenso depois de boa partida. Espero que dê pro Elano voltar, o Brasil preciso armar melhor as jogadas!


A Holanda tem o Robben com aquele corte pra esquerda mortal e outres 4 ou 5 ótimos jogadores, mas acho que eles tremem... Espero que eu tenha razão, todos aqui em Port Elizabeth parecem estar torcendpo por nós, Sexta é hora da onça, ou melhor, do guepardo beber água!


Quanto a nós, vale dizer que estamos todos bem, mas o carro, coitado, já rodou quase 4 mil quilomêtros pelas estradas da África do Sul. Paisagens lindas, viagens cansativas, junkie/hot food, pessoas cordiais e amor pelo futebol. Essa tem sido minha vida nos últimos dias.









PS: Fiquei devendo fotos da Carnivore (carnes exóticas e misses). O garçom me serviu animado um pedaço de zebrinha listrada. Já as misses Honduras e Suiça insistiram paara tirar fotos com os Brasileiros que vão ganhar a Copa.



* publicado também em Brazuca Brazuca