domingo, 2 de junho de 2013

O Novo Maracanã

Hoje fui ao jogo do Brasil no maracanã e saí de lá com algumas impressões que vou compartilhar.

1 - preço dos ingressos e público. Muito se fala sobre a elitização do público com o alto preço dos novos estádios. Muitos nos esquecemos de que há muito tempo futebol não é barato no Brasil. Fazemos comparações despropositadas também entre jogo de seleção brasileira, que é raro no Rio e que atrai público diferente do público regular de futebol com o que deverá ser pago durante as temporadas dos clubes.

2 - preço das coisas no estádio. Nunca foi barato comer e beber no maracanã e muitas vezes não era fácil conseguir comprar.

3 - pessoal reclamando de lugar marcado. Eu sempre fico com a impressão de que as pessoas gostavam mesmo quando chegavam cedo, escolhima um bom ugar e na hora que começava o jogo, alguém ou alguéns entrasse na frente e tentasse dividir o pedaço de degrau com você. E isso é especialmente desagradável quando se tem menos de 1,70.

4 - Realmente não é mais o mesmo estádio. O antigo maracanã que conhecemos já era. O estádio novo é bonito, confortável e bom para asssistir aos jogos. O antigo também tinha suas qualidades. Não é ponto de se discutir qual é melhor. Acho que a covardia aí, está quando se fecha um estádio para fazer uma reforma e se entrega outro para a população.
Se realmente era necessário um novo estádio, o processo deveria ter sido feito com toda a transparência possível, incluindo audiências públicas que fosssem necessárias para explicaraa real necessidade de um novo estádio. Não foi nem perto do que fizeram. Assim como o estádio foi fechadosem que se apresentasse ao público qual o projeto de reforma ou de novo estádio. Acho que caberia um concurso para definição do melhor projeto para remodelação/reconstrução, como foi feito no estádio original.

5 - tem gente reclamando que acabaram as gerais. Pessoal, a geral já tinha acabado em 2007 e antes disso já não trabalhava com sua capacidade total há muitos anos, assim como era fechada em todos os jogos internacionais.

6 - fico pessoalmente constrangido quando aqueles animadores de torcida de vôlei ficam falando nos auto falantes.

7 - se é para ter torcida de verdade em jogos do Brasil, precisa-se criar músicas de torcida de verdade.

8 - reclamamos muito que as dimensões do campo diminuíram. Realmente, o campão de 110 X 75 era legal, mas isso acabou. Todas as competições internacionais trabalham com 105 X 68. Diz-se que isso facilita as retrancas.Eu tenho minhas dúvidas. Acho que umcampo pequeno pode muito bem facilitar quem pressiona no campo no adversário, assim como reduz espaço para contra-ataques. Um dos motivos alegados para a bela fase do Atlético Mineiro no Independência é a possibilidade de poder pressionar num campo pequeno.

9 -pensei em mais coisas durante o jogo, mas esqueci.