quinta-feira, 27 de maio de 2010

Time completo, e bola pra frente!

Na época da copa de 2006, na Alemanha, eu via toda aquela galera da Europa e pensava “é, essa era a copa para se ver de perto”. Tudo é tão pertinho ali no velho mundo que acabava vindo gente de tudo que é canto pra ver os jogos. A sensação era de que tratava-se de uma grande festa mesmo. Seria (quer dizer, se eu tivesse ido) a chance de viver o clima de copa do mundo intensamente. Claro que àquela época eu nem pensava em dar as caras na África do Sul.
Um tempo depois disso, essas figuras que escrevem aqui comigo apareceram com essa moda. Comecei a achar que não podia perder a oportunidade de embarcar nisso. E cá estou...

Ah, importante dizer o detalhe principal que marca o início da minha jornada nesse barato. Aos 45, quase tudo resolvido, e vem a jogada perigosa na entrada da grande área, para aumentar minha tensão: surgiu uma viagem de trabalho no mesmo dia em que eu tinha minhas passagem pra África comprada... Samba daqui, conversa dali, vira e mexe, e terei que chegar em Jo'burg fazendo um pequeno desvio do outro lado do mundo, em terras chinesas. Mas nada que derrube o clima e a expectativa! É como um professor meu em Niterói dizia quando a gente complicava as coisas, algo mais ou menos assim: tá querendo ir de Icaraí pras Barcas via Tribobó!! (é mais ou menos isso que farei mesmo...)

Com algum atraso, apresento-me neste certame: meu nome é Pedro, 'a.k.a' Sassá, e estarei aqui com meus convivas antes, durante e depois da Copa, falando o que tivermos que falar (principalmente mal do Dunga, de minha parte!).

Aguardem-nos!

Sei não...

Quando o técnico precisa garantir a presença do principal jogador é sinal de que temos problemas.

globoesporte.com

27/05/2010 09h31 - Atualizado em 27/05/2010 11h58

Dunga garante Kaká na estreia

Em sua primeira entrevista na África do Sul, o técnico brasileiro diz que o meia e principal estrela da seleção estará em campo no dia 15 de junho

Por Marcos Felipe Direto de Joanesburgo, África do Sul

Sete horas depois de pisar em solo sul-africano, o técnico Dunga concedeu a sua primeira entrevista coletiva no país da Copa do Mundo. No hotel onde o Brasil está hospedado, o treinador falou das impressões que teve ao chegar à África do Sul e da alegria pela proximidade com o Mundial. No seu discurso, o técnico brincou com a promessa de Maradona em ficar pelado caso seja campeão, sorriu quando questionado sobre sexo na concentração (a Argentina liberou), disse que o time não precisa de psicólogo e prometeu que Kaká estará em campo na estreia.

- O Kaká vai estar pronto para a estreia (dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte) - garantiu.

Dunga, treinador do BRasil, durante a coletivaDunga sorri na sua primeira entrevista coletiva ao chegar à África do Sul para a Copa do Mundo (AFP)

Nos últimos dias da seleção no Brasil, Kaká vinha fazendo um trabalho diferente. Desde o começo do ano que o meia do Real Madrid (ESP) convive com dores que prejudicam o seu rendimento. Com uma lesão na coxa esquerda, ele não atuou nas duas últimas rodadas do Campeonato Espanhol.

- O Kaká vai continuar trabalhando como faz desde que se apresentou. Nem sempre o jogador que está na fisioterapia está cuidando de lesão. Tanto o Kaká como o Luis Fabiano já passaram a trabalhar com o Rosan (Luiz Alberto Rosan, fisioterapeuta) e estão no reforço muscular. Como ele ficou um bom tempo sem treinar, é normal que não esteja na mesma condição que os demais. Vamos dosando.

Com uma fisionomia cansada, por conta das quase nove horas de voo, Dunga manteve o velho estilo durão, mas também demonstrou bom humor. Principalmente quando foi questionado sobre os argentinos. Se Maradona prometeu ficar pelado caso seja campeão, o brasileiro só prometeu trabalho. Com relação ao sexo, liberado na concentração dos hermanos, os nossos jogadores só terão esse direito nos dias de folga.

- Nem todo mundo gosta de sexo, de tomar vinho ou sorvete... Nós temos de respeitar as individualidades quando não estamos concentrados na seleção. E não tenho promessa. Promessa é trabalhar e deixar as coisas correrem naturalmente.

kaká, do BRasil, desembarca em Joanesburgo, África do sulKaká durante o desembarque da seleção brasileira

A 15 dias do início da Copa do Mundo, Dunga externou o espírito da sua equipe. Os jogadores chegaram a Joanesburgo excitados, postando frases no Twitter, e irradiando alegria.

- Neste momento notamos a motivação e a alegria de estarmos aqui. Quando chegar mais perto da estreia vai ter aquela ansiedade de jogar, o que é normal. Mas, por enquanto, é a alegria.

Com o time na mão, o treinador sabe que não precisa de psicólogo para motivar o elenco. Como quase sempre diz nas suas declarações, ele falou conseguiu resgatar o orgulho do jogador em vestir a camisa amarela do Brasil.

- O nosso primeiro objetivo já foi alcançando, que foi conseguir resgatar o desejo de vestir a camisa da seleção. Quando chegamos tinha muito pedido de dispensa. Hoje todos querem estar aqui. Tem lobby de jogador, de empresário, de assessor... Agora temos consciência de que o próximo objetivo é o que vale, que é ganhar a Copa. A parte psicológica vai ser no automático. Você acha que um psicólogo em 30 minutos vai colocar alguma coisa na cabeça de alguém que sofreu a vida inteira? Temos de reforçar a confiança neles.

Fifa e Comitê Organizador declaram 'guerra' às vuvuzelas nos estádios

De forma sutil e sem citar o nome das cornetas, a Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo mandaram um aviso claro nesta quinta-feira, durante evento no Ellis Park: símbolo da torcida sul-africana, o barulho da vuvuzela não será bem-vindo nos estádios durante o torneio.



As vuvuzelas serão uma das marcas dessa Copa, mas os organizadores não gostam muito (Foto: Reuters)

Diretor-executivo do comitê, Danny Jordaan pediu para os torcedores diminuírem o volume do som nas partidas, entre os dias 11 de junho e 11 de julho, na África do Sul. No ano passado, na Copa das Conferações, houve reclamação de redes de televisão e seleções sobre o barulho, que atrapalha a comunicação no gramado e as transmissões internacionais.

Há muito barulho no estádio, e isso é um problema"Danny JordaanSegundo Danny Jordaan, o primeiro grande teste para “mudar a cultura” da torcida local será na noite desta quinta, quando mais de 70 mil pessoas irão ao Soccer City, em Joanesburgo, para o amistoso entre África do Sul e Colômbia. Apesar da mensagem dada, os dois dirigentes evitaram falar diretamente das vuvuzelas durante um evento no estádio Ellis Park nesta manhã.

- Há muito barulho no estádio, e isso é um problema. Isso é um assunto a ser discutido e queremos ver hoje (quinta) à noite. Quando há anúncios importantes, quando o presidente fala, todos devem ser capazes de ouvir. Pedimos essa disciplina. Quando os hinos nacionais são tocados, as pessoas devem respeitar. Não podemos ter barulho nos hinos - disse Jordaan.

Questionado sobre o assunto na entrevista coletiva, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que espera estádios mais silenciosos, mas fugiu da resposta e passou o tema para Jordaan. Após o evento, o GLOBOESPORTE.COM perguntou a Valcke se houve alguma reclamação oficial à Fifa sobre as vuvuzelas:

- Houve na Copa das Confederações e ficou claro que temos que trabalhar nisso - disse o secretário-geral.

Houve (reclamação) na Copa das Confederações e ficou claro que temos que trabalhar nisso"Jérôme ValckeEm nenhum momento Jordaan citou o nome das cornetas. Mas deixou claro sempre que o o barulho é o problema:

- Por exemplo, se há uma ordem para evacuar o estádio, todos têm que ouvir. Se há um hino, ele deve ser respeitado. Hoje (quinta) teremos um estádio cheio e vamos ver o volume do barulho. Temos que ver se vai interferir em toda a operação, depois teremos respostas da segurança, da organização. As pessoas têm que poder conversar na arquibancada.

A dupla também pediu outra mudança ao público local: chegar com antecedência aos jogos. O principal problema é o trânsito, que fez até a estreia oficial do Soccer City, no último sábado, ser atrasada em 30 minutos na final da Nedbank Cup.

- Hoje (quinta) vamos testar um planejamento novo no trânsito e sei que tudo dará certo na Copa - concluiu Valcke.



Em Joanesburgo existem até esculturas, como esta, de vuvuzelas (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)