segunda-feira, 28 de junho de 2010

"Ele voltou"...


Sim, ainda estou vivo! Para os que duvidavam de mim, consegui chegar! América / África via Ásia (parece que fui à Lua!), e cá estou. Na verdade já cheguei tem um bom tempo, mas como nosso acesso à rede é limitado, ainda não tinha conseguido dar as caras nestas bandas. Aos que perguntaram por mim, digo que estou por aqui. Mais precisamente, estamos em Jo'burg neste momento, depois de assistirmos ao vivo o jogo com o Chile, há algumas horas de enfrentarmos a estrada de novo rumo a Port Elizabeth, onde o Brasil pega a Holanda pelas quartas-de-final.

Poderia falar de outras coisas, mas quero falar de uma das coisas que mais me impressionou e cativou aqui - a atmosfera da festa. Milhares de amantes da bola, como nós, vindo de todos os cantos para acompanhar e participar deste marvilhoso evento. Torcedores de todos os times se encontrando e se divertindo, sorrindo, sofrendo. E permeando tudo isso, o povo africano. Como já mencionado por Fernando, eles estão aprendendo o que é copa. E estão tentando fazer o melhor. A todo momento vemos mostras de solidariedade e simpatia, além do tradicional carisma. Não há um dia em que não se ouça um "Ayoba!!" pelas ruas, que nossos apetrechso do Brasil não sejam enaltecidos ou que as vuvuzelas não cantem aqui e acolá (tudo bem, nem todos gostam - até no nosso grupo existem vertentes opostas).

É encantador estar no meio disso tudo, ver de perto como este grande show acontece. Todos se movem juntos, o tempo e o espaço aqui vivem ao sabor da copa. Estamos tentando curtir cada momento. Claro que aproveitamos para fazer alguns passeios off-copa, mas o grande barato mesmo é o futebol e tudo ao seu redor. Fazer novos amigos, torcer junto, xingar os americanos, rir dos argentinos, tudo é farra. Quando andamos para o estádio, quando esperamos em uma fila, a cada momento em que há grupo há festa, há cantoria, há alegria. Bandeiras e cornetas animam a todos, e as manifestações mais surpreendentes (e às vezes esquisitas) aparecem.

Uma das coisas mais legais disso tudo é como todos os torcedores entram em comunhão pelo bem do jogo. A cada partida só temos 2 times jogando, duas nações em campo. E no entanto vemos gente de todos os lugares, que estão ali pelo prazer da festa, pela oportunidade única de presenciar estes momentos. É realmente inesquecível viver isso de perto

E nós nisso tudo? Claro, fazemos parte da festa! Adoramos isso aqui, e estamos sempre dispostos a apoiar outras torcidas e fazer bagunça com todos. Somos Brasil, mas, dentre outros, já fomos Gana, Espanha, África do Sul, Alemanha, Portugal, Holanda, e por aí vai... Nosso prazer é o melhor futebol. Estamos aqui pra isso!!!

Enfim, somos gol. Somos bola. Somos Copa.