domingo, 11 de julho de 2010

A Copa do Mundo é nossa!


Hoje é dia de fina de Copa do Mundo, pra quem ama Futebol é o dia mais importante de cada quadriênio (eu faço uma ressalva para o primeiro domingo de Outubro dos mesmos quadriênios que é dia de eleições gerais no Brasil - Dilma!!!), Espanha e Holanda, duas eternas perdedoras de Copas estão na final, alguém via sair da fila.

O caso da Espanha é interessante, nunca ganhava nada, o maior feito dela em Copas que eu vi foi ter goleada o timaço da Dinamarca que vinha com o apelido de Dinamarca em 86. Mesmo com o apelido de fúria não metia medo em (quase) ninguém. Mas depois de tanto anos sendo sede do Campeonato com os maiores estrelas e com o jogo mais ofensivo da Europa, a Espanha viu se consolidar uma geração muito boa.

Xavi, Iniesta, Silva, Navas, Fabregas, Busquets, Alonso e Pedro poderiam todos serem titulares tranquilamente numa seleção como a Brasileira, na Espanha não tem vaga para todos, o meio Campo desse time é dos mais incríveis e as opções são muitas, Villa está muito bem e Fernando Torres, mesmo muito mal na Copa sempre pode ser decisivo. A defesa da Espanha tomou só dois gols na Copa, talvez não por ser táo forte, mas pricipalmente porque o adversário tem ficado muito pouco com a bola.

É duro ter que admitir, seria muito injusto ter o Brasil e seu futebol reme-reme na final no lugar da Espanha. O que me incomoda é o que o lugar do Brasil nessa final era o da Holanda e nesse caso o equilíbrio era maior. O time da Holanda também tem jogadores mais criativoss que os do Brasil e muito mais opções de mudança, mas até agora não encheu os olhos.

Não dá para dizer que a Holanda é pato manco, Robben, Kuyt e especialmente Sneijder podem ser decisivos na tentativa de fazer da Holanda campeã ao invés de vice de novo. A Espanha, na única vez que saiu atrás na Copa perdeu para fraquinha Suiça, mas também é verdade que o time da Holanda oscila muito mais e tem uma defesa mais "vazável". O clima nas ruas por aqui é "Español"... veremos mais tarde no Mandela Square e depois no Soccer City se o clima se
manterá e qual será o resultado!

Diário Marca dizendo que estão todos com a vermelha!


PS: Uma coisa é certa, chegaram a final os dois times que mais fazem firula e desperdiçam oportunidades por preciosismo... como não sou Espanhol, nem muito menos Holandês vou me divertir!

PS2: Não tenho como disfarçar minha torcida, espero não secar. De qualquer forma a Holanda é boa de festa também!

Hoje iremos à final!

Depois de um período de silêncio após a magistral atuação do time de Dunga contra a Holanda, estou eu de volta ao blog.

A notícia mais importante é que eu, Fernando e Sassá estaremos hoje no Soccer City vendo a final da Copa. Vannier não vai porque não está mais entre nós*. Ronaldinho não veio à Copa, mas nós viemos. A seleção não chegou à final, mas nós vamos!

Contando um pouco mais sobre nossas aventuras sul africanas, fomos embora de Port Elizabeth no dia seguinte ao jogo do Brasil e fomos nos descontrair na estrada até a Cidade do Cabo. Tínhamos dois dias para curtir as atrações do caminho.

Chegamos na Cidade do Cabo já aceitando melhor a derrota e podemos curtir bem a cidade. E é uma cidade que vale a visita. Diferente de Joanesburgo, que se não fosse a Copa eu não ficaria um dia.

Como a parte mais importante é a Copa, vou falar dos jogos. Holanda e Uruguai, fomos assistir num bar, onde todos os locais torciam para os europeus como se holandeses fossem. E ainda declararam Suárez inimigo público número um por impedir o gol de Gana e desclassificar o último africano. Chamavam o Uruguai de "cheater". Isso que dá fazer copa em país que não entende do jogo.

Mesmo com o nosso apoio(excessão de Sassá que torceu para a Holanda), a Celeste tombou.

No dia seguinte tinha Alemanha e Espanha. Fomos assistir na fan fest da Cidade do Cabo. Mais uma vez pudemos presenciar algo que não acredito que ocorrerá no Brasil. A cada jogo, os sul africanos adotam os times jogando como se fossem os seus, usando camisas e bandeiras.

Por algum motivo (alguém imagina qual?) os sul africanos brancos torciam para a Alemanha, enquanto os demais (negros, mulatos, indianos) adotaram a Espanha. Dessa vez nossa torcida deu certo (excessão para Sassá) e Carles Puyol resolveu a parada.

Passada as semis, retornamos ontem ao Joanesburgo para a grande final. Eu acredita na Fúria. Como diria Bolinha, "é a Fúria, mané!"

*Vannier começou ontem sua viagem de retorno a Cabo verde. Se tudo deu certo, hoje ele chegou em Paris, após um pulo na Etiópia.