terça-feira, 25 de maio de 2010

Blogando na Copa - Apresentando o "Cornetas"

Enquanto meu xará Vannier, meu irmão Bruno começam o Blog contando como surgiu a ideia e como a maluquice foi virando realidade e Sassá não escreve nada e cuida da superlotação do Metro do Rio, eu me pego preocupado em como organizar tudo, fazer o Blog ficar legal, ser divulgado e etc.

Não que a história não valha a pena, embarquei nessa maluquice de ir à Copa na África do Sul e comecei a comprar os ingressos no sorteio mesmo estando desempregado no momento, muita coisa aconteceu depois e eu ainda vou, mas a aposta na Copa acabou sendo a única certeza e agora está chegando a hora.

Essa viagem além de realizar sonhos vai gerar grandes memórias que eu gostaria muito de ver transformadas em histórias. Devemos dividir nossa histórica jornada com o mundo (mesmo que o mundo interessado sejam nossos parentes e namoradas!), precisamos botar as coisas no papel (no blog), nas fotos e no vídeo.

Cornetas & Vuvuzelas será terá seus posts divulgados no www.twitter.com/CornetaseVuvuze e através de uma mala direta que estamos tentando juntar! Falaremos sobre tudo que der na cabeça durante o período pré-copa, durante a mesma e até depois se der vontade! Divulgaremos outros blogs e queremos ser divulgados torcendo para que seja formada - informalmente - uma rede de informações sobre a copa e o país que possa fazer com que mesmo quem não embarcou nessa travessia sentir o clima e ouvir o barulho das Vuvuzelas!

Cornetaremos sim, cada um seu modo, a escalação da seleção, a falta de transporte ou a o preço abusivo das coisas, mas não perderemos a ternura. Portanto podem esperar relatos sobre as coisas legais da África, as pessoas divertidas que veremos pelo caminho e os grandes jogos que acabarão por acontecer nessa Copa!

PS: O corrector ortográfico do Blogspot é português, logo é nosso adversário e deve estar querendo me sacanear...

PS2: Caros corneteiros e colegas de jornada, nossa reserva na Cidade do Cabo subiu no telhado, será que Bruno conseguirá resolver?

Como tudo começou (outra versão)

Historicamente, sempre pensei que ir assistir a uma Copa no país sede seria um mau negócio. Nem é possível assistir a todos os jogos, e também não é possível, em termos turísticos, conhecer bem o país, além, é claro, de ser um período muito inflacionado. Portanto, para uma mente racional, péssima ideia.

Mas quando se trata de futebol, às vezes é difícil manter o lado racional sempre firme. Eu tentei durante um tempo dizer que queria ir profissionalmente – mas chegou um dia, sentado num boteco, pós-jogo do Time Trim que lancei um desafio aos meus camaradas: “vamos a Copa? Eu quero ir nem que peça férias.” O que a princípio era um abuso, porque trabalhando no Sportv, sair de férias durante a Copa é algo que não acontece.

Mesmo assim, seguimos adiante. Compramos ingressos sem terem definidos os jogos, e acabei com Gana x Alemanha e o grande jogo da Copa: Nova Zelândia x Eslováquia! Não bastasse a qualidade do jogo, os deuses do futebol – sempre irónicos – nos agraciaram com a estreia do Brasil no mesmo dia.

Ainda seguindo o lado racional, depois de ter vindo parar em Cabo Verde – afinal não precisei pedir férias -, fiz um projeto de pesquisa acadêmica junto com documentários a ser realizados na África do Sul. Depois de meses negociando e esperando alguma reação da TCV (TV estatal local) veio a resposta negativa aos documentários, mas por outro lado a Universidade autorizou que eu fosse fazer a pesquisa.

Então, agora vou rumo a minha primeira Copa. A trabalho como havia racionalizado anteriormente, mas cheio de emoção por ter conseguido concretizar esse objetivo e ainda por cima ir com os companheiros de time que estavam desde o começo na aventura. Ter as duas coisas não poderia ser melhor.

Ps; Para quem ainda não sabe, eu sou um desses “corneteiros” aqui do blog, Fernando Vannier Borges. O resto das apresentações vão acontecendo ao longo dos textos.

Cornetando Copas passadas.

1994

Pré 94

1990

1986

1982