sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Do ato de de assistir eventos esportivos pela Internet

Na última quarta-feira jogaram Barcelona e Real Madrid pela Copa do Rey. No Brasil o jogo só foi transmitido por um obscuro canal da SKY, sem qualquer divulgação*. E era um jogo que chamava atenção com os dois maiores times da atualidade.

Como não tenho sky, passei boa parte do primeiro tempo procurando um link para assistir o jogo pela internet. Espero não ter contrariado a SOPA nem a PIPA. Não sei se havia transmissão oficial pela internet, nem se era viável contratar.

Mais tarde, pela pré Libertadores, as partidas eram Real Potosí contra o Flamengo e Internacional e Once Caldas. O jogo do Flamengo passava na Globo. O do Inter passou no FX (canal de propriedade da FOX, que ainda não superou todas as barreiras para implantar o FOX Sports). Torcedores do Inter no RJ ou fãs de futebol interessados no jogo tinham fácil acesso a informação de que jogo passaria num canal de filmes e séries?

Muitos devem ter tentado recorrer a algum link mágico na internet para assistir a contenda. E por acaso existe transmissão oficial da Libertadores pela internet?

Falo dessas dificuldades em assistir aos jogos, pois esse ano descobri o league pass da NBA. No league pass, por 160 dólares você pode assistir todos os jogos da NBA em HD(deve dar uns mil, contando os playoffs). É bem mais barato que o péssimo serviço do pay per view do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Será que um dia o Futebol Brasileiro e todas as outras ligaas e campeonatos que gostamos terão essa facilidade?

* Outra discussão é a grande dose de omissão que existe no noticiário esportivo sobre a transmissão de eventos esportivos. Como os principais portais estão associados à TVs, os eventos que passam na concorrência acabam tendo as informações de onde passa omitidos.