quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Essa "Bósnia" de seleção.

Os jogos da seleção proporcionam um espetáculo cada vez mais deprimente. E não só pelo mal futebol dos manos do Mano.

A cobertura mistura posturas nada críticas com um nível de "ranzinzismo" inacreditável.

O básico acaba não sendo feito. Do adversário nada se fala, afinal é obrigação dos brasileiros passar por cima de quem estiver à sua frente. No portal do maior grupo comunicação do país não há uma matéria tentando descrever o adversário, quem são seus jogadores, qual estilo de jogo.

Essa cobertura míope acaba afastando cada vez mais o fã de futebol da seleção. Acabamos acompanhando mais por um sentimento de obrigação do que por verdadeiro interesse em saber como está o time e qual seu potencial.

Claro que o time da Bósnia não é nenhuma potência do futebol mundial, mas um time que esteve na repescagem das eliminatórias para a Euro 2012 e da Copa de 2010 (em ambas oportunidades foi eliminada por Portugal) não me parece um bobo qualquer do futebol.

Isso não isenta o péssimo futebol que nosso time tem jogado, mas se fosse dado o devido destaque ao outro não ficaria aquela impressão de que só uma goleada seria resultado aceitável.

Um dos problemas de nosso futebol é achar que só no Brasil se gosta e se sabe jogar futebol. Esse é o caminho para o fundo do poço.