segunda-feira, 28 de junho de 2010

"Ele voltou"...


Sim, ainda estou vivo! Para os que duvidavam de mim, consegui chegar! América / África via Ásia (parece que fui à Lua!), e cá estou. Na verdade já cheguei tem um bom tempo, mas como nosso acesso à rede é limitado, ainda não tinha conseguido dar as caras nestas bandas. Aos que perguntaram por mim, digo que estou por aqui. Mais precisamente, estamos em Jo'burg neste momento, depois de assistirmos ao vivo o jogo com o Chile, há algumas horas de enfrentarmos a estrada de novo rumo a Port Elizabeth, onde o Brasil pega a Holanda pelas quartas-de-final.

Poderia falar de outras coisas, mas quero falar de uma das coisas que mais me impressionou e cativou aqui - a atmosfera da festa. Milhares de amantes da bola, como nós, vindo de todos os cantos para acompanhar e participar deste marvilhoso evento. Torcedores de todos os times se encontrando e se divertindo, sorrindo, sofrendo. E permeando tudo isso, o povo africano. Como já mencionado por Fernando, eles estão aprendendo o que é copa. E estão tentando fazer o melhor. A todo momento vemos mostras de solidariedade e simpatia, além do tradicional carisma. Não há um dia em que não se ouça um "Ayoba!!" pelas ruas, que nossos apetrechso do Brasil não sejam enaltecidos ou que as vuvuzelas não cantem aqui e acolá (tudo bem, nem todos gostam - até no nosso grupo existem vertentes opostas).

É encantador estar no meio disso tudo, ver de perto como este grande show acontece. Todos se movem juntos, o tempo e o espaço aqui vivem ao sabor da copa. Estamos tentando curtir cada momento. Claro que aproveitamos para fazer alguns passeios off-copa, mas o grande barato mesmo é o futebol e tudo ao seu redor. Fazer novos amigos, torcer junto, xingar os americanos, rir dos argentinos, tudo é farra. Quando andamos para o estádio, quando esperamos em uma fila, a cada momento em que há grupo há festa, há cantoria, há alegria. Bandeiras e cornetas animam a todos, e as manifestações mais surpreendentes (e às vezes esquisitas) aparecem.

Uma das coisas mais legais disso tudo é como todos os torcedores entram em comunhão pelo bem do jogo. A cada partida só temos 2 times jogando, duas nações em campo. E no entanto vemos gente de todos os lugares, que estão ali pelo prazer da festa, pela oportunidade única de presenciar estes momentos. É realmente inesquecível viver isso de perto

E nós nisso tudo? Claro, fazemos parte da festa! Adoramos isso aqui, e estamos sempre dispostos a apoiar outras torcidas e fazer bagunça com todos. Somos Brasil, mas, dentre outros, já fomos Gana, Espanha, África do Sul, Alemanha, Portugal, Holanda, e por aí vai... Nosso prazer é o melhor futebol. Estamos aqui pra isso!!!

Enfim, somos gol. Somos bola. Somos Copa.

6 comentários:

  1. Coleguinhas, estou assistindo a copa aqui nos EUA e to impressionado como que o pessoal aqui parece ter "acordado" para o futebol.

    Tudo muito profissional, bem no estilo americano. Os caras chamam os grandes craques para comentar e já dão banho nas múmias paralíticas do jornalismo tupiniquim, quando fazem análise tática. Impressionante, eh de chorar.

    O dificil eh que eles nao entendem este lance de não colocar chips em bola pra ver se foi gol ou nao e outras coisitas... quando o cara falou que o argumento da FIFA tem relacao com a emoçao ($$$) do esporte, o jornalista americano quase infarta... eh bem engraçado.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, vcs apareceram ontem mto, mto, mto rápido no CQC, mas agora o Brasil sabe que vcs tão na Copa!!
    Continuem escrevendo, já assinei o blog, tá bem legal.
    bjs.,
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  3. Pois é Pedro, voce reapareceu no blog.Também voce, Fernando e Bruno apareceram 2 seg. no CQC. Está provada vossa presença na África e agora só falta nosso bom futebol. Escrevo no intervalo de Espanha e Portugal ainda 0x0.
    Para nós a Copa se divide em acompamhar os jogos e nossa turma. Nos jogos procuramos, até aqui sem sucesso, que um zoom da TV focalize voces. Nos próximos 2 dias não haverá jogo e temo por uma crise de abstinência. Felizmente tenho muitos jogos gravados.
    Vou ver o segundo tempo e talvez continue com razão o torcedor da Nova Zelândia que abriu uma faixa "TEMOS O MESMO NUMERO DE FINAIS QUE A ESPANHA".

    ResponderExcluir
  4. Hhahahahaha
    Sensacional! e como este da Nova Zeladia, outros varios podem dizer a mesma coisa!!!

    Eh dificil fazermo-nos notar nos estadios. No proximo jogo vamos tentar erguer um cartaz que nos leve a uma posicao superio nos status de mega torcedores da fifa world cup!

    ResponderExcluir
  5. Ah, a constar, esta foto minha foi tirada num museu de Jo'burg (African Museum), na parte de Geologia, onde eles falam da lua e da formacao rochosa de la', hehehhe

    ResponderExcluir
  6. É, benzinho, bem oportuna a parte final do seu post agora que o Brasil teve que deixar a Copa por ter perdido pra Holanda por 2 x 1... :-((
    Agora vocês mais do que nunca vão ter que ficar nesse clima mesmo!... De estar aí pelo futebol, congraçamento entre as nações, yadda yadda...
    (infelizmente não consegui ver vocês na TV nenhuma vez, nem Band, ESPN... snif)
    Aguardo apenas comentários mais profundos sobre o país - o que vocês estão conseguindo enxergar nesse cotidiano sul-africano além do clima festivo da Copa? Dia-a-dia, curiosidades, possíveis resquícios de apartheid, coisas assim...
    Beijos beijos beijos

    ResponderExcluir