sábado, 29 de junho de 2013

Brasileiro gosta de futebol?


Há algum tempo venho com essa pergunta na cabeça: Será que o brasileiro gosta mesmo de futebol?

Os argumentos para os que dizem que sim são os títulos mundiais, e realmente essas conquistas servem de motivação para quem trabalha na área, servem para os torcedores reforçarem os seus laços emocionais, mas também podem funcionar como um peso ou uma sombra de tempos que já foram melhores.

Mas mesmo assim, cinco títulos nas Copas do Mundo não são suficientes. O Futebol é o esporte mais popular do mundo, mas são apenas 8 os campeões mundiais. Nos outros 201 filiados a FIFA o que alimenta o amor pelo Futebol? Pensando em países como a Escócia ou Portugal vemos dois países que são muito ligados ao futebol e nunca ganharam um título mundial.

No entanto, nota-se que os estádios no Brasil não tem tido grande público. Nem o campeonato da Série A tem uma média muito alta, nem os estaduais – principalmente os jogos no envolvendo os “pequenos”. Mesmo os grandes clubes só atraem a lotação máxima do estádio quando impulsionada por evento extra, como inauguração do estádio, apresentação de um novo jogador, jogo decisivo, dentre outros. Será que é a violência realmente que afasta as pessoas? E os preços dos ingressos?


Um último elemento ao debate. Quando a torcida vaia a Espanha é porque prefere jogar contra um adversário mais fraco no campeonato, porque os brasileiros não gostam do estilo da Espanha, ou por recalque de não termos mais o futebol mais bonito do mundo?

Longe de mim querer advogar que todos tenham que gostar da mesma coisa e do mesmo estilo de jogo – acho a riqueza da diversidade tática, técnica e física no futebol a sua grande riqueza – mas será que os brasileiros não fazem isso porque realmente gostam mais de vencer do que de ver Futebol?


Nenhum comentário:

Postar um comentário